Este blogue chegou hoje (17-09-2015) às 66666 vizualizações

A minha foto
Vila Nova de Gaia, Portugal

terça-feira, 27 de setembro de 2011

GESTOSA: SANTA COMBA DÃO

Gestosa uma aldeia da Freguesia do Couto do Mosteiro

Nesta aldeia nasceu em 1507 Fernando Oliveira, frade, gramático e autor náutico.
Foi um humanista autor de livros pioneiros: Gramática da Língua Portuguesa, Arte da Guerra do Mar, Fábrica das Naus, Ars Náutica, além de uma História de Portugal.

Para saber mais, ver:
http://www.prof2000.pt/users/avcultur/aveirilustres/FernaodeOliveira.htm

http://www.natura-algarve.com/blog/2010/03/28/dalgumas-regras-gerais-da-guerra/


Vem referenciada no Dicionário Corográfico de 1889

Pinho Leal no Portugal Antigo e Moderno: afirma que esta é uma das 33 aldeias em Portugal com o nome GESTOSA, mas todas elas sem nota digna de se nomear.

Vem referenciada na  Portugaliae Monumenta Historica ano de 974: vila de Genestosa.

 
Em meados dos anos sessenta do século XX existia em funcionamento:
Uma destilação de aguardente vínica propriedade do Senhor Alfredo Gomes Costa.
Uma mercearia propriedade do Senhor Abel Gomes.
Era negociante de ovos o Senhor João Simões Rodrigues.



Reza a lenda (ainda hoje viva nas pessoas da região, principalmente as mais idosas) que um almocreve de nome Pedrosa ia a passar com a sua besta de carga no local que hoje se chama Cruz de Pedrosa:
Repentinamente o almocreve começou a ver umas labaredas, a besta ficou muito assustada, começou a relinchar, a saltar com violência, o almocreve tentava acalmar o animal para poder fugir dali com a sua preciosa carga, mas foi em vão, porque a besta ficava cada vez mais assustada.
Sem saber o que fazer e pressentindo que estava a ser acossado por algo Diabólico, virou-se para a capela da Senhora da Graça que se via daquele lugar e disse:
- Valha-me aqui a Santa Capeluda.Imediatamente tudo voltou à normalidade, e antes de seguir viagem prometeu:
- Prometo mandar erigir neste lugar um cruzeiro e dar, todos os anos à capela da Senhora da Graça 60 alqueires de trigo e um cento de esteios de pinheiro para feijões.Fui informado por pessoas da aldeia que este cruzeiro não é o original nem está instalado no sítio do primitivo. Devido ao facto de haverem vários acidentes foi mudado o local e o cruzeiro.



Parede lateral protegida por lousa de Valongo.
Do outro lado está em curso uma nova construção: o que teria havido aí?


Na estrada para Treixedo.




Varanda já sem resguardo.


Vai-se o original, ficam as pedras.


Predominam as adulterações.


Abandonada já lá vão 40 anos.




Portão ladeado por colunas lavradas.








Tijolo..... E mais tijolo.






Capela Senhora da Graça.
Podemos verificar o corte de 45º nas ombreiras e padieira.
Altar em talha dourada.
Entrada para a sacristia com ângulo de 45º.






Telha canudo e... Porta de alumínio: enfim é o que temos.




Águas furtadas em lousa de Valongo.


Porta: raro exemplar de carpintaria.






Alpendre com janelas em guilhotina.




Escola primária na estrada Nacional nº 2, entre Santa Comba Dão, e Tondela. Próxima da Cruz de Pedrosa

Lado lateral esquerdo: parede superior em tabique forrada a lousa de Valongo.

Nos anos 20 do século XX já funcionava. Para esta escola vinham as crianças da aldeia Casal de Vidona. Mais tarde com a construção da Escola Primária da Gestosa deixou de ser usada.
Desconheço se o imóvel é publico ou privado, felizmente do lado esquerdo ainda mantém a traça original.





Parte frontal da Escola
Janelas em guilhotina



Lado frontal esquerdo



Lado direito
No Arquivo Distrital de Viseu, encontra-se:

 Em 6 de Abril de 1872, José Alves; Idade 44; Profissão, Pedreiro; Estado Civil, Casado; Residente no Lugar da Gestosa; Freguesia, Couto do Mosteiro; Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Rio de Janeiro.


Em 3 de Fevereiro de 1874, José Joaquim de Oliveira; Idade 23; Profissão, Carpinteiro; Solteiro; Residente no Lugar da Gestosa;  Freguesia do Couto do Mosteiro; Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao  Império do Brasil.


Em 3 de Fevereiro de 1874, Joaquim Varela; Idade 25; Profissão, Trabalhador;  Solteiro; Residente no Lugar da Gestosa; Freguesia do Couto do Mosteiro; Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Império do Brasil.


Em 30 de Novembro de 1874, Ezequiel Rodrigues; Idade 38; Profissão, Trabalhador; Solteiro; Residente no Lugar da Gestosa; Freguesia do Couto do Mosteiro; Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Rio de Janeiro.


Em 10 de Fevereiro de 1877, António de Figueiredo; Idade 38; Profissão, Trabalhador; Casado, Residente no Lugar da Gestosa;  Freguesia do Couto do Mosteiro;  Concelho de  Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Rio de Janeiro.


 
Em 17 de Junho de 1881, José Salvador Varela; Idade 23; sem profissão; Solteiro; Residente no Lugar da Gestosa; Freguesia do Couto do Mosteiro; Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Brasil.



Em 14 de Setembro de 1882, Luís Marques; Idade 24; Profissão, Carpinteiro; Solteiro; Residente no  Lugar da Gestosa; Freguesia do Couto do Mosteiro, Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Império do Brasil.



Em 22 de Setembro de 1882, José Varela; Idade 33; Profissão, Carpinteiro; Casado; Residente no Lugar da Gestosa; Freguesia do Couto do Mosteiro; Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Império do Brasil.


Em 2 Outubro de 1882, José Pereira; Idade 26; Profissão, Trabalhador;  Solteiro; Residente no Lugar da Gestosa; Freguesia do Couto do Mosteiro; Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Império do Brasil.


Em 15 de Outubro de 1883, José Nunes Diogo; Idade 43; Profissão, Trabalhador; Casado; Residente no Lugar da Gestosa; Freguesia do Couto do Mosteiro; Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Império do Brasil.


Em 24 de Outubro de 1883, Miguel dos Santos Gonçalo;  Idade 26; Profissão, Trabalhador; Solteiro; Residente no Lugar da Gestosa; Freguesia do Couto do Mosteiro; Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Império do Brasil.



Em 24 de Outubro de 1883, Serafim Nunes Diogo; Idade 26; Profissão, Trabalhador; Solteiro; Residente no Lugar da Gestosa; Freguesia do Couto do Mosteiro; Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Império do Brasil.



Em 6 de Março de 1884, José Ferreira Carvalho; Idade 21; Profissão, Trabalhador;  Solteiro; Residente no Lugar da Gestosa; Freguesia do Couto do Mosteiro; Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Império do Brasil.



Em 12 de Março de 1884, José de Oliveira; Idade 29, Profissão, Trabalhador;  Casado, Residente no Lugar da Gestosa; Freguesia do Couto do Mosteiro; Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Império do Brasil.


Em 17 de Março de 1884, Joaquim Varela; Idade 35; Profissão, Trabalhador; Casado; Residente no Lugar da Gestosa; Freguesia do Couto do Mosteiro; Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Império do Brasil.



Em 12 de Abril de 1884, Luís Gomes dos Santos; Idade 58; Profissão, Pedreiro; Casado; Residente no Lugar da Gestosa; Freguesia do Couto do Mosteiro; Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Império do Brasil.



Em 7 de Novembro de 1887, António Pereira dos Santos;  Idade 28; Profissão, Trabalhador; Solteiro; Residente no Lugar da Gestosa; Freguesia do Couto do Mosteiro; Concelho de Santa Comba Dão. Requereu passaporte com destino ao Brasil.



 





 











4 comentários:

  1. A escola velhinha aqui publicada é propriedade privada actualmente.
    H.Azevedo

    ResponderEliminar
  2. Nesta aldeia nasceu a minha 8ª avó Domingas João Francisco, casada com Francisco Mendes em 17-07-1648. Foi mãe da minha 7ª avó Domingas João nascida a 4-12-1650.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado amigo por mais esta informação genealógica.
    Abraço.

    ResponderEliminar