Este blogue chegou hoje (17-09-2015) às 66666 vizualizações

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

AS MAL AMADAS ATM’S (1)


Primeiro artigo publicado por mim na revista do Clube Filatélico de Portugal.
Ver nº 430 de Dezembro 2010.



AS MAL AMADAS ATM’S (1)
120 Distribuidores de Etiquetas Impressão Franquia Automática EIFA, foram desinstalados entre os dias 19 de Julho e 03 de Agosto.
Algumas considerações que quero fazer:
1º - Sendo tão mal amadas pela maioria dos filatelistas, como poderá uma colecção de História Postal, prescindir delas?

2º - Fará algum sentido histórico ignorar este tipo de franquia numa colecção dedicada a uma terra ou região?

3º - Para aqueles que se dedicam a exposições filatélicas em especial as colecções que concorrem às medalhas. Se num futuro que espero próximo, algum jurado perguntar – Bonito conjunto, mas falta uma ATM da máquina que durante anos funcionou nessa localidade.

Que resposta dará o coleccionador visado? -- Não gosto de ATM’s e, por isto, não fazem parte da minha colecção!

Sendo um jurado atento baixará a classificação. E como ficará o “nosso” coleccionador que não gosta de ATM’s? Indignado, pois, para ele, ATM’s não são uma fórmula de franquia como o são os selos tradicionais, aqueles que tem portaria sempre que sai uma emissão.

Quanto àquele coleccionador atento – quer goste ou não de ATM’s – a sua colecção, embora um pouco mais modesta, tinha uma ATM em peça ou isolada acompanhada do respectivo recibo e, por isto, foi premiada.

Estarei a fazer futurologia ou a sonhar? Espero que não. Aqueles que ao lerem este artigo e reflectirem, vão ter alguma dificuldade em conseguir alguma ATM com o respectivo recibo do distribuidor que foi desinstalado na sua terra.

Por falar em recibos, convêm lembrar: que os recibos dos distribuidores ePost são de impressão térmica, estando com o tempo sujeitos a que desapareça a impressão. Aconselho o uso de cópias para preservar memória futura.

Pelo acima exposto, não é necessário o recurso a manipulações para se conseguir (com que fins) ATM’s pouco comuns ou mesmo raras. Somente pretendi com este artigo alertar algumas consciências e, se possível, trazer mais alguém para este ramo da filatelia que tanto gosto. Se um aderir, já é uma vitória.
Lista dos Distribuidores desinstalados:
NORTE – Campanhã, Campanhã, São Pedro da Cova, Avintes, Loja do Cidadão (Porto), Foz do Douro, Pedro Hispano, Monte dos Burgos, Santo Ovídio, Canidelo, Moreira da Maia, Alfena, Valadares, Praia da Granja, S. Romão do Coronado, Vilas da Aves, Esposende, Paredes, V. N. de Cerveira, Amarante, Marco de Canavezes, Vila Real, Lixa, Terras de Bouro, Chaves, Chaves, Alijó, Montalegre, Mirandela, Castelo de Paiva, Valpaços, S. Pedro do Sul, Santa Maria da Feira, Alexandre Herculano (Ovar), Aveiro, Ílhavo, Taboeira (Aveiro), Vagos, Mealhada, Universidade (Coimbra), Condeixa, S. Martinho do Bispo, Miranda do Corvo, Gouveia, Guarda, Vilar Formoso, Figueira de Castelo Rodrigo, Sabugal, Arganil, Teixoso.
SUL – Visconde de Santarém, João XXI, Campolide, Arroios, São João de Brito, S. Domingos de Benfica, Buraca, Bairro Novo, Amadora, Venda Nova, Cinco de Outubro, Cortes, Campo de Ourique, D. Luís I, Necessidades, Carnaxide, Caxias, São Pedro do Estoril, Estoril, Paço D’Arcos, Filipa de Lencastre (Belas), Mercês, Sintra, Colares, Pontinha, Carriche, Povoa de Santo Adrião, Vila de Caneças, Cacilhas, Pragal, Monte da Caparica, Corroios, Amora, Torre Marinha, Seixal, Azeitão, Barreiro, Quinta Lomba, Montijo, Alcochete, Vialonga, Forte da Casa, Alhandra, Castanheira do Ribatejo, Carregado, Alenquer, Samora Correia, Benavente, Salvaterra de Magos, Mafra, Torres Vedras II, Cadaval, Porto de Mós, Marquês de Pombal (Leiria), Almeirim, Entroncamento, Sertã, Castelo Branco, N. S. da Conceição, Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Borba, Elvas, Aviz, Pontinha (Faro), Castelo de Vide, Portimão, Monte Gordo, V. N. de Milfontes, Campo Maior.
Distribuidor Amiel em serviço no exterior da Estação de Correios da Vila das Aves.
Recibo nº 2146 com a data 16.07.2010. Número do distribuidor 00310111.
Este distribuidor foi desinstalado no dia 21 de Julho.
Distribuidor ePost com visor em serviço no interior da Estação de Correios de Santo Ovídio.
Recibo nº 11103 com a data 13.07.2010. Número do distribuidor STMM000052.
Este distribuidor foi desinstalado no dia 20 de Julho.
Distribuidor SMD em serviço no interior da Estação de Correios Loja do Cidadão, Porto.
Recibo nº 5081 com data 13.07.2010. Número do distribuidor 20099082.
Este distribuidor foi desinstalado no dia 19 de Julho.
Vila Nova de Gaia: 2010.08.04
Francisco dos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário